vagas de empregos cadastradas

9280 currículos cadastrados

UF
SELECIONE UM ESTADO
16/07/2013 | Fonte: Imprensa CST

Você está sem emprego?

Use esse tempo para avaliar sua vida profissional

Se você está desempregado, que tal tirar esse tempo – enquanto busca outra vaga - para colocar a cabeça no lugar e reorganizar sua vida profissional.

 O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e essa é a hora de prestar atenção para reingressar no ambiente profissional e alcançar o destaque merecido.

Comece falando de si mesmo e sua carreira profissional. Ao falar, suas qualidades e aspectos que precisam ser melhorados e aperfeiçoados ficarão mais claros em sua mente.

Abaixo alguns questionamentos profissionais para que você possa seguir o melhor caminho:

1-    Para continuar na mesma profissão, você deve pesquisar se essa carreira não está saturada no mercado de trabalho. Caso haja muita procura e pouca demanda, está na hora de repensar e verificar quais as carreiras que estão em alta e quais dessas você aprecia, possui habilidades e competências para desenvolver.

2-    Enquanto você está procurando vaga, pense em trabalhar como autônomo ou temporário até que apareça uma oportunidade na sua área;

3-     Ao procurar emprego prepare sua documentação da seguinte forma:

Atualize seu currículo, tenha em mãos carteira de trabalho, CPF, RG, titulo de eleitor, reservista em caso de homem, cópia do histórico escolar e caso tenha curso superior, carregue uma cópia do diploma e da pós-graduação.

4-    Antes de ir a uma entrevista informe-se sobre a empresa, e sobre os principais acontecimentos do país e do mundo. Treine redação, ortografia e raciocínio.

5-    Quando conseguir um emprego invista na sua carreira profissional. Faça cursos de atualização, pense em fazer uma faculdade. Não pare de se aprimorar.

6-     Caso você perceba que está muito difícil ser recolocado ao mercado pense na possibilidade de abrir seu próprio negócio, mas para isso prepare-se e procure se qualificar profissionalmente.

Veja algumas das áreas mais valorizadas atualmente, segundo o Guia do Estudante 2013.

  • Engenharia e Saúde

Como o Brasil está aos poucos se tornando um país de classe média e com renda mais bem distribuída, a Engenharia Civil também estará no destaque como uma das 5 profissões mais valorizadas para os próximos  anos.

Já na área da saúde, a Medicina tem importante papel, uma vez que há um constante aumento na expectativa de vida, e assim um maior contigente de  pessoas idosas. Os médicos geriatras (área especializada nessa faixa etária) terão cada vez mais oportunidades no mercado.

  • Petróleo/Gás/Energia

Desde a descoberta do pré-sal no Brasil essas áreas estão em destaque.  O mercado busca profissionais especializados na área de energia, já que o potencial de exploração energética do país é muito alto.

  • Hotelaria, Turismo e Infraestrutura

Com as obras para receber grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, o setor de infraestrutura – e carreiras como engenharia civil e arquitetura, estão em expansão. Os segmentos de turismo e hotelaria tiveram um aumento de 49,2% nas oportunidades no site da Curriculum.

  • Vendas

Bons profissionais comerciais são sempre bastante valorizados, e isso não vai mudar. O site da Curriculum recebeu em 2012 mais de 574 mil novas vagas no setor, um aumento de 24,5% sobre o ano anterior.

  • Tecnologia da Informação

Não é surpresa que uma carreira que lida com internet, tecnologia e comunicação esteja em alta no Brasil, país com ritmo alto de crescimento econômico. Como é uma área que cresce de maneira rápida, ainda faltam profissionais capacitados e mais especializados no mercado.

Maurício Bertolini é psicólogo pós-graduado em Psicologia da Saúde pela UNG, Política e Estratégia pela USP e Atividade Física, Exercício Físico e Aspectos Psicobiológicos pela UNIFESP, é Supervisor do PROGRAMA ORIENTA do CST.

Comentários

25/07/2013 - jairo reis evangelista

muito bom para mim obrigado

25/07/2013 - Ricardo Farias Rossaka

Excelente matéria para esclarecimento, pois muitos ainda são leigos nestas questões!

16/09/2013 - Marisa Ferraz

adorei esse documentario, espero saber mais sobre as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

06/11/2013 - terezinha rodrigues campos

boa noite gostei do esclarecimento.

26/11/2013 - joap bosco de sousa

ja estive esperiencia anterior e troquei de funçao foi bom pois voce tem outra visao no mercado , e um novo recomeso.

13/03/2014 - gledyson queiroz melo

bom dia!!!gostei muito sobre os comentarios espero me atualizar mais sobre as oportunidades do mercado do trabalho.

25/03/2014 - Christian Arturo Guerrero Olivares

Esclarecimentos foram absorvidos e devo utilizá-los em breve em nova jornada.

Envie seu comentário sobre este conteúdo pelo formulário abaixo:
Seu comentário [256]

Postos de Atendimento Físico

  • Liberdade

    Galvão Bueno, 782 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h
  • Santo Amaro

    Barão do Rio Branco, 864 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h
  • Capão Redondo

    Estrada de Itapecerica, 3770 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h

Ouvidoria CST

SUGESTÕES

Centro de Solidariedade ao Trabalhador
© Todos os Direitos Reservados