vagas de empregos cadastradas

8648 currículos cadastrados

UF
SELECIONE UM ESTADO
04/04/2013 | Fonte: Imprensa CST

ORIENTA - Orientação Profissional para o Trabalho

MELHORE SEU DESEMPENHO NOS PROCESSOS SELETIVOS!

Imagine a situação: você está à procura de emprego, e é chamado para participar de um processo seletivo e na hora H fica ansioso, fala mais do que deveria, demonstra timidez excessiva, erra questões que tem certeza que sabe a resposta ou se atrapalha para fazer os exercícios no prazo dado pelo selecionador.

Geralmente, parte desses e outros comportamentos estão relacionados à sua urgência em conseguir o emprego ou por não ter entendido corretamente o processo seletivo. Cada empresa tem uma maneira diferente de realizar a seleção para uma vaga. Algumas utilizam dinâmicas (em grupo ou individual), outras aplicam testes, enfim, cada uma escolhe técnicas diferentes para identificar o candidato ideal.

Para ajudar o trabalhador a encarar os processos seletivos mais preparado e tranquilo – ou para aprimorar alguns conhecimentos, o Centro de Solidariedade ao Trabalhador inicia no dia 25/03/2013 um novo serviço – o ORIENTA!

ORIENTA não é curso ou qualificação. Trata-se de uma oficina de orientação profissional, que dará aos trabalhadores a oportunidade de concorrer a uma vaga de emprego de forma mais assertiva, aumentando suas chances de contratação.

O ORIENTA aborda e desenvolve 5 temas: mercado de trabalho, gestão de tempo, processo seletivo; inteligência emocional, empregabilidade, entre outros no ORIENTA Atitude; Conhecimentos da língua portuguesa (falada e escrita) no ORIENTA Comunicação;  matemática básica e financeira no ORIENTA Raciocínio Lógico; informática, internet e redes sociais no ambiente do trabalho no ORIENTA Informática; ou desenvolvimento do espírito empreendedor no ORIENTA Empreendedorismo.
 

 As oficinas serão realizadas no posto da Liberdade (segunda a  quinta/ manhã e tarde) e Capão Redondo, mas as informações estão disponíveis em todos os postos do CST.

No CST Liberdade, de segunda a sexta, também é possível obter orientação para desenvolver um currículo. A digitação e a impressão do documento podem ser feitas no Laboratório de Informática.

>> Faça aqui a sua pré-inscrição!

Caro trabalhador, caso você não seja contatado por nossa equipe em menos de 10 dias, favor comparecer ao posto do CST Liberdade (rua Galvão Bueno, 782). Devido à grande procura, pela pré-inscrição, houve atraso nos contatos.

Agradecemos a compreensão!



DÚVIDAS E RESPOSTAS

1. O que é ORIENTA?

ORIENTA é o novo serviço que o CST oferecerá a todo trabalhador que quiser aumentar suas chances de conseguir e permanecer no emprego. A orientação profissional para o trabalho é uma forma de melhorar o desempenho do candidato nos processos seletivos e entrevistas, por meio de oficinas que abordarão temas atualizados do mercado de trabalho. Ao final das oficinas, o trabalhador estará mais confiante para enfrentar a concorrência e o empregador mais satisfeito por estar contratando o candidato mais adequado à vaga.

2. Qual o objetivo do ORIENTA?

O trabalhador que participar das oficinas receberá informações sobre postura; atitude; mercado de trabalho; comunicação verbal e escrita; raciocínio lógico; informática; empreendedorismo e muito mais.

3. O ORIENTA substitui a QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL?

NÃO. A orientação profissional para o trabalho é uma COMPLEMENTAÇÃO do serviço de INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA que é realizado há 15 anos no CST, mas a equipe do ORIENTA também poderá ajudar o trabalhador a localizar programas de qualificação social e profissional gratuitos.

4. Como será a implantação do ORIENTA?

O novo serviço será implantado aos poucos.

A partir do dia 25/03/2013 serão iniciadas as primeiras oficinas - ORIENTA Atitude -, palestras com 03hs de duração, realizadas de 2ª a 5ª feira (manhã e tarde). Para participar do ORIENTA Atitude não há necessidade de fazer inscrição. A cada semana um assunto diferente será abordado.

Em abril, novas oficinas serão iniciadas, com a necessidade de inscrição prévia.

5. Quem pode participar do ORIENTA?

TODO TRABALHADOR que utilizar os serviços do CST PODE e DEVE PARTICIPAR de pelo menos uma das oficinas do ORIENTA. Ele só precisa ter 18 anos completos, possuir carteira de trabalho e estar cadastrado no CST.

Mas os trabalhadores inexperientes (jovens); os que têm grande dificuldade nos processos seletivos; possuem histórico de muitos encaminhamentos sem contratação; alta rotatividade com curto período de permanência nos 3 últimos anos serão convidados e incentivados a pelo menos conhecer a equipe do ORIENTA e um pouco das oficinas.

6. O ORIENTA será realizado em todos os postos do CST?

NÃO, inicialmente as oficinas serão realizadas somente no Posto Liberdade. Mas é possível obter informações em todos os postos de atendimento.

7. O trabalhador receberá algum benefício no ORIENTA?

CONHECIMENTO e APOSTILAS. ORIENTA não oferece bolsa auxílio nem vale transporte.

8. O que é ACOLHIMENTO?

Espaço onde os trabalhadores serão atendidos pela equipe do ORIENTA. Por meio de uma entrevista os profissionais farão a checagem de perfil e terão condições para indicar a oficina mais adequada. É no ACOLHIMENTO que o trabalhador fará sua inscrição.

9. Todo trabalhador que passar pelo atendimento deverá participar do ORIENTA?

A participação no ORIENTA não é obrigatória, mas todos os trabalhadores serão incentivados a participar pelo menos do ORIENTA Atitude.

10. O trabalhador que não participar do ORIENTA será prejudicado ou impedido de ser encaminhado para alguma vaga?

O ORIENTA não altera a rotina de atendimento do CST. O processo de atendimento permanece o mesmo.

11. O ORIENTA está relacionado às novas regras do seguro desemprego?

NÃO, a participação do trabalhador nas oficinas não está relacionada às novas regras do seguro desemprego.

12. O trabalhador pode comparecer no posto somente para fazer inscrição ou participar do ORIENTA?

SEMPRE! O trabalhador poderá escolher outro dia para pegar informações, passar pelo ACOLHIMENTO, fazer inscrição em uma das oficinas ou simplesmente participar do ORIENTA Atitude desde que tenha vagas.

13. O trabalhador pode participar de mais de uma oficina?

SIM! Reciclar, melhorar, relembrar e atualizar os conhecimentos, esta é a função do ORIENTA. O trabalhador poderá participar de quantas oficinas quiser desde que tenha vagas e não seja na mesma semana.

14. O trabalhador que participar do ORIENTA perde sua vez no atendimento?

NUNCA. Enquanto estiver nas oficinas, um atendente fará a busca no sistema pelo número do PIS. Ao final, o trabalhador será encaminhado a uma das assistentes que apresentará o resultado da busca que poderá ser em forma de: carta de encaminhamento; entrevista ou outro processo seletivo, em horário diferentes das oficinas.. Por isso, a necessidade do trabalhador ter um cadastro atualizado no CST.

15. O empregador pode divulgar o ORIENTA?

SIM!  Ele pode identificar candidatos que foram reprovados no processo seletivo e encaminhá-los às oficinas. O ORIENTA pode ajudar a aumentar o número de aprovados nas seleções para algumas vagas de emprego.

16. Gostaria de obter informações mais detalhadas sobre o ORIENTA, como fazer?

Pelo site, por telefone, com qualquer funcionário do CST e com a equipe ORIENTA no posto da Liberdade.

Entre em contato conosco e agende uma visita. A equipe ORIENTA terá o maior prazer em recebê-lo, explicar de forma detalhada a metodologia e mostrar como funciona.

Postos de Atendimento Físico

  • Liberdade

    Galvão Bueno, 782 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h
  • Santo Amaro

    Barão do Rio Branco, 864 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h
  • Capão Redondo

    Estrada de Itapecerica, 3770 Segunda a sexta-feira Das 7h às 16h

Ouvidoria CST

SUGESTÕES

Centro de Solidariedade ao Trabalhador
© Todos os Direitos Reservados